A Fosfotirosina é descrita também como um aminoácido presente em proteínas edógenas. A fosforilação e defosforilação da tirosina desempenham um papel na transdução de sinal celular e, possivelmente, no controle do crescimento celular (servindo como um sítio de ligação de diversas proteínas) e carcinogênese.
Alguns exemplos de uso/citações da fosfotirosina em trabalhos ou pesquisas científicas:
Binding of the Grb2 SH2 domain to phosphotyrosine motifs does not change the affinity of its SH3 domains for Sos proline-rich motifs. (fosfotirosina e o domínio SH2)
http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=395321
Efeitos do vanádio no câncer: indução de apoptose e inibição da proliferação celular maligna
http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca_doencas_vanadio.asp
Characterization of phosphotyrosine containing proteins at the cholinergic synapse. (artigo sobre a presença de resíduos de fosfotirosina em espermatozóides humanos)
http://www.ionchannels.org/showabstract.php?pmid=10100622
Role of membrane phosphotyrosine proteins in human spermatozoal function. (papel das proteínas fosfotirosinas em espermatozóides humanos)
http://jcs.biologists.org/cgi/content/abstract/99/1/157
Não conseguimos descobrir ainda uma via metabólica específica em que a fosfotirosina está inserida, como por exemplo o piruvato nas vias glicolíticas, então qualquer ajuda é bem-vinda!
Fonte: bvs-Biblioteca Virtual em Saúde
http://www.bireme.br/php/decsws.php?tree_id=D12.125.740.740&lang=pt
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
oi pessoal, tudo bem?
esse texto está um pouco confuso e não é auto-explicativo. seria interessante vcs relerem os trabalhos e reapresentar este texto numa forma mais didática.
Postar um comentário